Transforme isso em um jogo

Em 2019, participei da minha segunda conferência TED. Se você nunca esteve no “TED propriamente dito”, como é frequentemente chamado, imagine um grupo de 2.000 das pessoas mais bem-sucedidas do mundo. E você nunca conheceu nenhum deles. Intimidando muito?

networking de empresários em brasilia

Uma das pessoas com quem me conectei e entrevistei foi Jerry Dischler, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google. Por ser introvertido, ele procurava estratégias para tornar o encontro com 2.000 estranhos menos intimidante.

Dischler acabou conhecendo alguém na conferência que lhe deu uma ótima ideia. “Essa pessoa era uma pessoa autodeclarada introvertida que não parecia nem um pouco introvertida. Eu perguntei a ele ‘Como você faz isso?’ E ele disse: ‘Eu abordo isso como um videogame, na verdade.’ Então ele finge ser um personagem extrovertido em um videogame e ganha pontos conversando com novas pessoas.”

Transformar algo de assustador em divertido é uma maneira eficaz de mudar o comportamento. Os humanos são motivados por uma sensação de progresso, e marcar pontos por conhecer estranhos é uma forma clara de alcançar esse progresso.

Além disso, a oportunidade de marcar pontos nos distrai do medo e, na pior das hipóteses, da paralisia que pode surgir com a ideia de ter que nos apresentar a pessoas com quem nunca falamos antes – e no contexto do TED que são ridiculamente exagerado e muito intimidante.