O custo de contratar um gerente de propriedade

O custo de contratação e manutenção de um administrador de propriedade se divide em uma série de “taxas” pagas pelo locador/proprietário por diversos serviços. Isso pode incluir uma taxa de configuração inicial da conta, uma taxa de gerenciamento mensal, taxa de colocação de inquilino, taxa de manutenção, taxa de despejo e taxa de rescisão antecipada. Menos comuns são as taxas de vacância ou cobrança ao proprietário pela manutenção de unidades ou propriedades não alugadas.

https://www.alude.com.br/blog/o-inquilino-tem-direito-a-30-dias-de-aluguel-de-graca

As taxas variam de acordo com a administradora de imóveis e dependem dos serviços contratados pelo proprietário. Exemplos de taxas comuns incluem:

A taxa inicial de configuração da conta varia de acordo com o administrador da propriedade e pode incluir o custo de notificação aos inquilinos sobre uma mudança nos administradores da propriedade e uma inspeção da propriedade.

A taxa de administração mensal pode ser uma taxa fixa baseada no tamanho da propriedade ou, mais provavelmente, uma porcentagem do aluguel mensal cobrado, normalmente de 4% a 12%.

A taxa de colocação de inquilino para obter e qualificar inquilinos é normalmente de metade a um mês inteiro de aluguel (uma vez).

A taxa de manutenção para a manutenção da propriedade costuma ser incluída como parte da taxa de administração mensal.

Taxa de despejo se o proprietário desejar que o administrador da propriedade processe os despejos – geralmente é uma taxa fixa mais custas judiciais, se houver.

Rescisão antecipada do contrato de administrador de propriedade dependendo do contrato com o gerente, mas normalmente custa pelo menos um mês de taxa de administração de propriedade.