Perguntas frequentes sobre diferentes tipos de advogados

Com tantos tipos de advogados, você pode se deparar com algumas dúvidas sobre qual caminho é o certo para você. Abaixo estão algumas dúvidas comuns relacionadas às diferentes especialidades.

Jurimetria Big Data: conheça o universo da análise de dados jurídicos!

Que tipos de advogados existem? Embora tenhamos descrito alguns dos tipos mais comuns de advogados neste guia, há muitos outros a serem considerados, dependendo do setor ou especialização em que você possa estar interessado. Por exemplo, advogados especializados em danos pessoais podem se especializar em áreas de nicho, como negligência médica ou reclamações contra empresas farmacêuticas. No entanto, tipos adicionais de advogados incluem advogados contratuais, advogados ambientais, advogados de trânsito – e a lista continua.

Quais são os tipos de advogados judiciais? Os advogados judiciais representam clientes em casos civis e criminais. Sua principal função é argumentar os fatos de um caso perante um juiz ou júri em nome de seu cliente. No tribunal, os advogados podem discutir moções, reunir-se com juízes ou selecionar jurados. Fora do tribunal, os advogados de julgamento podem revisar arquivos, entrevistar testemunhas ou tomar depoimentos. Advogados de defesa criminal e advogados constitucionais também podem atuar como advogados judiciais.

Quais são os tipos de advogados governamentais? Advogados governamentais podem ser encontrados nos níveis federal, estadual ou local e em todos os três ramos do governo. Eles representam os interesses do governo – ou dos cidadãos como um todo – e não de indivíduos ou empresas. Os advogados governamentais podem trabalhar em procuradorias-gerais, gabinetes de governadores ou prefeitos, em agências executivas, defensorias públicas ou em legislaturas estaduais.